domingo, 27 de outubro de 2013

Cumplicidade

No fim de semana tentamos sempre fazer algo que nos distraia...algo que nos dê prazer. Cá por casa, como é hábito nalguns fins de semana, fomos ao Belenenses. Desta vez fomos ver o Futsal, ou como a pequena cá de casa diz, fomos ao Belém mais pequeno...claro que ela refere-se ao tamanho do campo...porque de pequenos o Belenenses não tem nada.
O jogo de ontem foi contra o Sporting, e apesar do Belém vir da última época da Segunda Divisão, deu luta...muita luta. Mais uma vez, apesar do resultado não ter sido positivo (Belenenses 0 - Sporting 3) assistimos a um grande jogo, com muita garra e sobretudo com grande cumplicidade entre os jogadores e adeptos. 
Antes do jogo começar houve uma situação que fez com que todos sentissem tristeza e ao mesmo tempo gratos por estar no pavilhão. Parte da bilheteira foi doada à família dum atleta do clube, para ajudar a trazer o corpo do pai que faleceu na Bélgica. São situações tristes, que reflectem o estado da nossa nação. 
Só posso dar os parabéns a todos os Belenenses que estão sempre presentes em iniciativas como esta, e que continuam a ter uma atitude "familiar" em relação ao clube, seja qual for a modalidade. Só resta dizer que o Belém é uma grande Família!!!


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

"Colinho de Mãe"...




O "Colinho de Mãe" é uma analogia que eu uso habitualmente para retratar determinado mimo que as pessoas necessitam!! Nem sempre o emissor ou emissora é mãe...ou pai...mas sim quem está predisposto a dar uma mão ou uma palavra amiga na altura certa! Um dos principais problemas da humanidade é mesmo falta de colo, falta de palavras amigas....porque palavras há muitas!!! Já dizia aquele Sr. que faz parte do meu imaginário "Chapéus há muitos"...o que falta é mesmo chapéus e palavras das boas...
Se pensarmos bem em todas as nossas vivências, as nossas conversas, os nossos encontros, chegamos à conclusão que recebemos mais palavras negativas do que positivas! Não digo que as pessoas o façam por mal, mas está nos genes e na maneira como a sociedade se apresenta! Quando alguém nos conta algo mau, nós em vez de percebermos o porquê ou simplesmente ouvir....atiramos logo meia dúzia de flechas sobre a melhor maneira de agir....Somos sempre o máximo a resolver os problemas dos outros!!! Existe falta de preocupação de conhecer bem as pessoas que nos rodeiam...os seus motivos...as suas ambições...Acredito também, que existem excepções à regra....existem pessoas más...e disso não tenho a menor dúvida. Infelizmente ou felizmente já tive o desprazer de conhecer algumas dessas pessoas...mas antes de "rotular", como é hábito na maioria das pessoas, deveríamos todos pensar e tentar entender o porquê de alguns actos ou palavras menos boas ...
Para não haver más interpretações do meu texto, informo que também me insiro no grupo de pessoas que nem sempre são muito correctas nos seus actos...sou Humana...e como tal, erro como toda a gente. Uma coisa posso garantir, não gosto de maldade...e por mais que às vezes a tentação seja mais que muita, tento não o ser!!!


quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Saudade

O que é a Saudade? Talvez seja uma palavra que tenha um significado diferente para cada pessoa e para cada vivência. 
Para mim significa que passei por coisas boas, alegres, inspiradoras e positivas!! Ninguém, a meu ver pode ter Saudade de algo que não tenha gostado de viver, ou saudade de alguém que não tenha valido a pena conhecer. Desde pequenos, como bons portugueses que somos, aprendemos que saudade é Fado(*), e que Fado é triste! Para mim é uma ideia errada e contraditória!! Há fados que falam da saudade, e quando se tem saudade, sentimos tristeza por sentirmos saudade de alguma coisa em especial!! Confuso?? Hummm...um pouco...mas deixamos cada um pensar para si mesmo do que é que realmente tem saudade na vida!!

Amália Rodrigues
http://www.youtube.com/watch?v=uPq3oW8_vCI

Termino com uma frase de Mia Couto que responde perfeitamente o que a palavra Saudade significa para mim:



* - http://pt.wikipedia.org/wiki/Fado


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Alma Portuguesa





Cada vez é mais difícil pensar em Portugal sem pensar nas muitas pessoas que têm de emigrar. O País está de rastos, ou como muitos dizem, está de "cuecas"..Está despido de empregos para quem está desempregado!!! 
É muito fácil pensar e criticar no que os governos fazem de mal, mas será que nós, comuns mortais faríamos melhor?! É claro que cada classe acha que está a ser mais prejudicada em prol da outra, mas o que eu admiro mesmo, é a capacidade que algumas pessoas têm para irem à luta pelo Mundo fora! Eu tive uma mini experiência de 3 meses de estar fora do meu país e consegui constatar que é uma realidade fria, cinzenta e completamente vazia. Tive a sorte de ir em Família, o que já aquece um pouco o coração...mas mesmo assim sente-se um vazio estranho! Os costumes são diferentes, as pessoas não são tão simpáticas, parece que ninguém sorri e até o Sol é envergonhado e teimava em não aparecer...
Agora eu penso: e as famílias separadas que advêm da necessidade de ir para fora? Há países onde é complicado estar em família ou até mesmo as empresas não o permitirem...como será esta adaptação? Até quando estas famílias terão de viver separadas? É uma realidade que faz um pouco de confusão para quem a família assume um papel importante no dia a dia...
Não me posso esquecer duma família que conheci quando era pequena onde o pai nunca estava em casa. Por necessidade tinha ido trabalhar para outro País. Convivi anos a fio com eles, mas só vi o Sr. Pai umas 2 ou 3 vezes...e já na altura me fazia imensa confusão. Sempre tive o meu pai por perto e hoje consigo ver o quanto foi importante para o meu crescimento. Só consigo pensar nas imensas crianças de hoje, que vão viver com os pais separados por obrigação e não por opção. Como se irá reflectir nas suas personalidades...sinceramente, não sou psicóloga, mas não auguro nada de bom...




domingo, 20 de outubro de 2013

Crescer....e....Aparecer....


Todos os seres passam por uma fase de crescimento. Uns com mais regras, outros com menos liberdade, outros com mais mordomias...mas todos passamos por lá. É claro que a forma como os pais cresceram, vai influenciar, para o bem e para o mal, a forma como os filhos vão crescer. Mas o que é certo ou errado? O que é bom, e o que é mau?? As linhas são muito ténues e as opiniões variam de pessoa para pessoa.
Eu como mãe, apenas há 5 anos, posso falar e mostrar como a minha "semente" vai crescendo. Claro que imponho regras, ninguém consegue viver sem elas, mas o que gosto mesmo é que ela seja feliz e que dê asas à imaginação.....


Foto Nº 1 - É indispensável ter uma varinha mágica sempre à mão...nunca se sabe quem vai aparecer!!


Foto Nº 2 - Todas as crianças têm de ter um clube de coração desde pequenas...faz parte da afirmação desportiva....do pai...claro...mas devo dizer que ela é uma adepta ferrenha que até chama nomes aos árbitros...como podem ver...é um assunto muito sério!!!


Foto Nº 3 - Tirar a carta de condução. Faz parte da independência de todas as crianças que necessitam de passear com os amiguinhos.



Foto Nº 4 e 5 - Usar maquilhagem e a sua coroa de princesa em eventos sociais


Foto Nº 6 - Ter um hobby


Foto Nº 7 - Finalmente...é muito importante uma criança ter uma profissão...

Para um crescimento saudável, a receita cá de casa é dar asas à imaginação. Todos temos que brincar ao faz de conta para podermos dar valor à realidade...

sábado, 19 de outubro de 2013

Reflexos...

Não consigo deixar de pensar nas escolhas que as pessoas têm de fazer ao longo da vida. Algumas escolhas por exclusão de partes, e outras por não haver outras alternativas!!
Apesar de haver alguns reflexos dessas escolhas que nem sempre nos parecem agradáveis e simpáticos, acredito que tudo tenha uma razão de ser na vida....nem sempre nos acontece coisas fantásticas, e passamos por fases menos boas, mas há que tentar tirar todo o proveito das situações....tudo faz parte dos nossos ensinamentos enquanto seres humanos,e até o mau nos ensina algo de bom!!!


Posso falar por mim...todos sabem que uma das coisas que me dá mais prazer na vida é viajar e conhecer novas culturas...mas até nessas "lindas" experiências tenho algo de mau para contar...mas tenho de fazer um esforço para me lembrar do bom em prol do mau...a vida não se rege por coisas negativas. Tive experiências de mortes de familiares (próximos), doenças e até alguns sustos por estar em território desconhecido!! Mas consigo descrever a beleza do que vi e do que senti por estar a fazer algo de que tanto gosto! Quando há o azar de se ter contacto com doenças mortais....custa muito...custa horrores...mas tento me lembrar do bom que vivi com aquela pessoa. É muito fácil falar, e até mais fácil escrever e apesar de ter dias menos bons em que o meu reflexo não coincide com o que escrevi, o dia seguinte será melhor de certeza...




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A Esperança do futuro

Tenho andado um pouco angustiada. Cada vez que tenho conhecimento e penso nas crianças que andam a lutar contra as "estúpidas leucemias", e outras doenças parvas, fico com um nó na garganta!! 
Custa muito encarar todas as doenças...sejam elas de adultos ou crianças...mas quando olhamos para os "olhos doentes" das crianças o mundo desaba!!! São olhos que querem brincar, querem sorrir, querem falar mas não têm força...
Viver é muito complicado. A busca de emprego, pagar as contas todos os meses, pensar nos cortes das pensões e aumento de impostos, pensar nas corrupções, tudo é muito angustiante...mas ver um filho ou uma outra criança a lutar pela vida, é algo que não consigo descrever!!!
Hoje só tenho uma palavra a dizer....ESPERANÇA...é tudo o que precisamos para combater as nossas maiores angústias e pensar que amanhã vai ser melhor.
Esta ESPERANÇA vai principalmente para os pais das muitas crianças que lutam contra a morte...dia após dia...

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Conversas de café...

Acho que já deve ter acontecido com todos, confesso que comigo as conversas de café chamam-me especialmente a atenção....ouvimos do assunto mais usual até ao mais banal!
Hoje estavam 2 Senhores já "entrados" na idade a falar sobre mulheres. Um dizia que detestava quando as mulheres dos amigos lhe diziam mal dos maridos. Não tinha razão de ser, os assuntos eram para ser resolvidos em casa. Mas ao mesmo tempo, admitia que alguns davam mesmo razão, para as mulheres estarem insatisfeitas. Achavam que estavam velhos e não faziam nada, nem queriam ir para lado nenhum!!! O segundo Senhor, mais velho, pelo menos de aparência, dizia com toda a convicção do Mundo: "para mim, as mulheres têm de ter 3 características: dizer Obrigado; pedir Desculpa; dizer Prometo....Só não me desmanchei à gargalhada porque queria ver até onde a conversa ia parar....até que mudaram de assunto...bem mais interessante por sinal, passaram da mulheres para os livros. Ambos escreviam qualquer coisa, apesar do mais velho, segundo ele, estava a passar uma fase de fraca inspiração. O Senhor mais novo falou duma nova descoberta, tinha tido conhecimento dum novo programa informático que lhe fazia as correcções automáticas, e dividia logo automaticamente os capítulos. Pediu então a um amigo para lhe explicar como tudo funcionava, e afinal o programa era muito fácil de usar. O Senhor mais velho não ficou muito impressionado com a descoberta e com os novos conhecimentos do amigo e rematou: "oh pá, se até as mulheres mexem e escrevem nos computadores, não podia ser assim tão difícil......"
Não necessito de dizer que o meu café, que por acaso era um carioca de limão, acabou naquele instante...venha a próxima conversa que esta não interessa a ninguém, e ainda bem que o Senhor anda com fraca inspiração...nem quero saber sobre o que é que ele escreve!!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O dia das Bruxas...

O Dia das Bruxas...qual é a piada?? Onde e quando é que isto apareceu em Portugal?? Nos grandes centros urbanos não posso opinar, mas quando era pequena o dia 1 de Novembro era o dia dos mortos, de pedir os bolinhos e de ir visitar a minha tia Lisete que fazia anos!!
Sinceramente não acho piada nenhuma ao dia das Bruxas, talvez por não ter sido "formatada" a comemorar o dia como tal, mas considero que seja mais uma estratégia para algumas áreas do comércio fazerem mais uns "trocados". Como referi no meu post anterior, adoro viajar e conhecer outras culturas, mas trazer tradições de "outros" para o nosso país, não acho que tenha muita razão de ser!! 
Ainda hoje, recebemos pelo correio, um catálogo da mega loja Toys R US cheia de ofertas para esse famoso dia americano...não me imagino a ceder perante o imenso lote de ofertas de vestidos e máscaras, uns mais feios que outros, para comemorar uma realidade que não é a nossa....não temos já o Carnaval para quem se quer mascarar?? Muitas pessoas andam o ano inteiro a fingir ser o que não são, para que querem mais um dia para fingirem que gostam de sangue, bruxas, vampiros, fantasmas...custa-me imenso a perceber...será que é um reflexo de que estou a ficar velhota e não aceito certas modernices?? heheheh

Para os que gostam destas cópias de comemorações de outras terras...aqui vai:


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O Prazer de Viajar...


Umas das coisas que me dá mais gozo na vida é Viajar. Não o faço tantas vezes como queria, mas todas as viagens que fiz me enriqueceram como ser humano. Outras culturas...outras gentes...outros sabores...outros cheiros...todos estes conhecimentos fazem-nos crescer...era capaz do fazer várias vezes por ano...hehehe...vida difícil (para quem gosta)!! Como é do senso comum, "uma imagem vale mais do que mil palavras". Como hoje estou virada para estas recordações, deixo várias imagens de locais onde tive a sorte de passar:

Bali
Bali
Cuba
Dubai
Kuala Lumpur
Riviera Maya - México




Singapura


Singapura
Singapura
Phuket



Fuengirola - Espanha


Langkawi - Malásia



Carcassone - França
Milão

Kuala Lumpur
Kuala Lumpur


Langkawi


Langkawi - Malásia


Viagens para Todos

Dicas para planear uma viagem de família

As viagens em família podem ser uma experiência maravilhosa, mas também podem ser um desafio . É importante considerar as necessidades e in...