quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

O perfeito na imperfeição

Há coisas lindas e feias!
Há coisas doces e amargas!
Há paraísos e infernos!
Há preto e há o branco!
Tudo no mundo é visto de maneiras diferentes: tudo depende de quem as olha, do dia que olha e da forma que o olha!
Ontem o que me parecia maravilhoso hoje mais me parece o inferno em figura de gente.
Enquanto seres humanos temos esta característica (parva) de fazer mudar o brilho das coisas conforme o nosso estado de espírito.
Mas uma coisa é certa, o caminho é sempre para a frente, mesmo que às vezes se pare uns minutos para descansar e carregar as baterias.



quarta-feira, 11 de outubro de 2017

A escola de hoje...

Temos visto nas redes sociais várias queixas da qualidade/quantidade da comida nos refeitórios nas escolas por Portugal.
Se por um lado concordo e acredito que é muito mais rentável para as escolas darem de subempreitada as refeições a empresas exteriores, também acredito que tem de existir uma fiscalização constante desse serviço.
Sabemos que os parâmetros de qualidade variam de pessoa para pessoa. Há crianças que simplesmente não gostam de comer...eu fui uma dessas e consigo perceber perfeitamente!!! Mas há aqueles casos, como a minha filha que é uma boca abençoada, e eu nem sou religiosa, mas a miúda come de tudo um pouco e raramente se queixa. Infelizmente este ano vai havendo queixas: A sopa é muitooo má...não podem beber a água que querem...o prato principal não é muito bom...a fruta são 3 bolinhas que quase nem deu para sentir o sabor!!! Começo a perceber que a qualidade é suspeita, mas as queixas não se ficam por aqui...de um momento para o outro começou a pedir para vir almoçar a casa. Não é normal, uma vez que a seguir e antes do almoço há sempre brincadeira pelo meio!! Questionei o porquê??? Há lá Sras que gritam muito connosco. Comecei a puxar mais pelo assunto e cheguei à conclusão que além da gritaria, as palavras usadas não são as mais correctas. Pergunto quais os critérios usados para escolherem as pessoas para trabalharem com as nossas crianças?! 
Já que as nossas crianças têm de passar tantas horas na escola, não deveriam estar num local onde se sintam seguros?! 


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Por trás das máscaras...


Cada vez chego mais à conclusão que todos nós vivemos por trás duma máscara em qualquer momento da nossa vida. A sociedade que nos rodeia impõe o "politicamente" correcto, e ainda há os casos em que dá um jeito do caraças nunca tirar essas máscaras.
Cá em casa as crianças todos os dias vestem-se de matrafonas, embora lhe chamem princesas...
As maquilhagens fazem part do imaginário das mais "pirosas", e até isso já transbordou o copo!! Hoje em dia, logo na escola primária, vemos crianças com mais maquilhagem do que aquela que eu uso naqueles dias em que parece bem à sociedade. Não digo para as pessoas não andarem bem arranjadas, mas será que há necessidade de parecer ser em tão tenra idade?!
Depois há as máscaras estratégicas...aquelas que ficaremos sempre na dúvida...ou aquelas que o nosso sexto sentido (se é que ele existe) nunca nos enganou!! Essas temos de aprender a viver com elas, e por isso, nós próprios acabamos por pôr a nossa melhor máscara do deixa andar e seguir para a frente. Quem nós somos, só nós sabemos. O peso da nossa consciência e da nossa felicidade depende disso. Eu até nem gosto do Carnaval 😉😀

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O Sonho comanda a vida!

Os nossos sonhos antes e depois da maternidade são completamente diferentes.
Ainda me lembro de sermos só 2 e 1 pássaro e irmos coleccionando sonhos. Uns realizavam-se, outros ficavam na prateleira. À medida que a vida corria, que as coisas aconteciam, o sentimento era sempre de pensar no próximo! Missão concluída com sucesso. Iniciar Download da próxima missão. Claro que esta linguagem deve-se ao facto dos 2 termos sido viciados no Spectrum na adolescência, e de mais tarde passarmos os 2 muitos serões a jogar Playstation (reload). Foram algumas viagens, 2 lojas de decoração, saídas loucas à noite e muitas idas à praia, que passaram pelas nossas grandes aventuras antes das miúdas aparecerem. Todas eram importantes mas a próxima era sempre melhor.
Neste momento os sonhos estão sempre de mãos dadas com as recordações. Claro que os 40 também nos trazem estas coisas do saudosismo, mas as crianças também têm culpa no cartório. Começamos a achar que o tempo é escasso para tanta quantidade de sonhos....acreditem....a minha lista é interminável!!! Começamos também a recordar constantemente os que já foram realizados, não só por saudades, mas também por um sentimento de Missão cumprida enquanto pais e educadores. Todos os dias podemos contribuir para que as nossas crianças sejam sonhadoras, e isso é sem dúvida a nossa melhor missão!



segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Roça Agostinho Neto - São Tomé

Mais um fim de semana...mais uma voltinha...
Temos conhecido a ilha aos poucos, ao ritmo do leve leve. Quem já anda por cá há mais tempo, sabe que fazer planos por aqui, nem sempre é possível. Na altura de mais calor os fins de semana podem ser de chuvas torrenciais, e lá acabam os planos por ir por "água abaixo"...nesta altura da gravana, o tempo é mais propício a passeios sem ser pela praia.
Este fim de semana foi a Roça Agostinho Neto a escolhida.
Na época dos portugueses era onde se situava o maior hospital do país. Uma grande percentagem dos S. Tomenses nasceram neste hospital e ainda se consegue perceber a grandiosidade do local.


Hoje em dia a degradação salta bem à vista. Do outro lado das janelas há um vazio, há lixo, há toda uma era de histórias que deviam perpetuar no tempo com um mínimo de dignidade. Consegui imaginar como é que deveria ter sido há 40, 50 anos atrás...e deve ter sido fantástico...para a época claro!!
Infelizmente, do Hospital é o que se pode ver...uma bela entrada, imponente, que morreu com o passar dos anos. De frente para o hospital temos um jardim e uma casa onde ainda se fazem reuniões de gente importante. O jardim é rico com espécies de S. Tomé. Não está bem tratado, mas a natureza é bela só por si e acaba por ganhar pontos em relação às construções de tijolo. As árvores entrelaçam-se como se dali não quisessem sair, e tantas histórias que elas devem ter para contar.
Segundo o rapaz e os seus primos que nos acompanharam na visita, outrora haviam por ali: macacos, leões e raposas e haviam grandes festas. Os candeeiros de cristais saltam à vista em relação à degradação do resto. As jaulas dos animais estão vazias...e nessa parte até não me importo...mas é pena não se vislumbrar um ou outro macaco a saltar nas lianas que pudemos ver por lá. Não souberam contar muito bem as histórias que por ali se passavam, mas estes locais têm uma magia que é quase impossível a nossa imaginação não começar logo a funcionar.

Casa onde ainda hoje fazem encontros


 Crianças da Roça



Sala das recepções de "gente importante"



O lago do jardim



Palmeira para raios


Onde o Sr. baptizava os "empregados"


Árvores com arquitectura 


As Lianas



O interior de uma Pataca...não é comestível


O poço da casa e o túmulo do Sr.


As traseiras da casa de serviço


Jaca na árvore


Os locais chamam-lhe couves


Cola de Macaco



Umbu



Rabo de Raposa ;)


Casas dos locais


Escola de dança


Palmeira


Fruta pão


Vendedora de peixe seco e malaguetas


Malaguetas


As raízes da Roça


Onde beber um café de S. Tomé


O almoço...mas já fora da Roça. A caminho da praia do governador


 Peixe...Polvo...Choco...tudo fresquinho e assado na brasa



No Prato


Fruta pão assada na Brasa


As crianças brincam enquanto as mães assam o peixe


E assim acabou mais um Domingo por S. Tomé...venham mais...sempre em boa companhia :)

NOTA - Peço desculpa se o nome dos frutos estiver mal...entre o que nos foi dito, e o que pesquisei, foi o que me pareceu mais correcto. Caso contrário sintam-se à vontade para me corrigir ;)



terça-feira, 4 de julho de 2017

Geysers no Ilhéu das Rolas


A loucura mais molhada do fim de semana...foi a visita aos Geysers naturais no Ilhéu. Quem tiver oportunidade não deixe de visitar...é de uma beleza envolvente que só mesmo vendo ao vivo...



Nova aventura no Ilhéu das Rolas

Este fim de semana que passou lá fomos nós, mais uma vez, rumo a sul para passar o fim de semana no Ilhéu das Rolas. É sempre uma agradável surpresa olhar...e voltar a olhar para aquelas paisagens maravilhosas. Desta vez não fomos sozinhos e foi a loucura. O tempo estava ameno, mas agradável. É uma boa altura para fazer caminhadas pelo Ilhéu sem sentir o calor intenso que faz noutras alturas do ano. Eram 6 crianças no total. Um bebé patusco, uma marota de 2 anos que só queria andar ao colo pela selva dentro, e 4 pré adolescentes com ideias muito próprias e brincalhões. Assim se constroem boas memórias, e estas crianças já têm um bom rol delas para mais tarde recordarem. Aqui não há tempo para telemóveis, tablets e coisas do género. As brincadeiras passam pela piscina, praia e por grandes caminhadas na selva densa com trilhos difíceis. Para além das memórias das paisagens e das alegres conversas pelo dia todo e noite dentro, trazemos ainda uma boa dose de mordidas de mosquitos...que também faz parte da aventura.

Fomos os primeiros a chegar ao paraíso neste fim de semana de brincadeiras e convívio do melhor. As minhas crianças esperavam ansiosas pelos amiguinhos.




Água de Côco para todos


Por estes caminhos vou sozinha...


A Trupe reunida...só falta o baby ;)


Num dos trilhos



Animais pelos caminhos


A linha do Equador estava um sossego, até nós chegarmos...


Todos em Portugal...


Todos em S. Tomé...


Faltam os homens...baby incluído...que na sua bela calça de ganga parece mesmo um homenzinho miniatura :)


A trupe e a natureza


E assim se passou um belo fim de semana...um dia vou querer ouvir as histórias destas crianças e das aventuras que viveram em São Tomé. Eu presenciei, mas os olhos das crianças trazem magia aos locais...sempre a enriquecer corações!!!

Viagens para Todos

Dicas para planear uma viagem de família

As viagens em família podem ser uma experiência maravilhosa, mas também podem ser um desafio . É importante considerar as necessidades e in...