Casablanca é uma cidade sempre em movimento. O trânsito é do tipo "caótico organizado" à moda marroquina. Quem passar pelo menos 2 semanas naquela realidade vai entender na perfeição esta descrição. Claro que há acidentes, mas por experiência própria de alguns meses naquela cidade, acho estranho não haver muitos mais!! É um pára arranque constante com um som ensurdecedor dos mais variados tipos de buzinas. Circulam carros com mais anos que os nossos avós, que nos leva a pensar como será possível não perderem uma roda pelo caminho...mas tudo é possível nesta cidade louca, onde o moderno invade a passos velozes os traços de outros tempos.
Os mercados são uma parte fundamental da história deste povo. Tive o prazer de visitar o Quartier la Bourse. Um mercado direccionado mais para o artesanato..Fiquei completamente rendida..
Os arcos inconfundíveis e as suas mesquitas a espreitar por detrás das árvores, fazem do ambiente o mais típico que se pode encontrar por aquelas bandas. No meio duma compra ou outra ouve-se a ladainha do Sr. da mesquita a lembrar a hora das rezas...é sem
dúvida o ambiente perfeito!!
Tudo é negociável e desde que se tenha respeito pela cultura, passa-se uma tarde bem agradável no meio destes vendedores simpáticos. O produto é sempre de primeira qualidade, e gostam sempre de saber de onde vêm os turistas.
A oferta de azeitonas é enorme...para quem gosta (não é o meu caso) é um autêntico paraíso!!
Ao fim de semana vêm negociantes das aldeias vender os seus produtos aos melhores preços. Junta-se uma enorme multidão enquanto apregoam os preços. Nesta foto era uma venda de tapetes.
Com um bocadinho de sorte, que foi o nosso caso neste dia em especial, poderemos assistir a algumas acrobacias de locais. Claro que estão sempre à espera duma recompensa!!!
Como disse anteriormente Casablanca é uma cidade muito cosmopolita, mas em qualquer canto podemos "dar de caras" com alguns tesourinhos.
À saída da medina fica sempre a vontade de voltar.
Outra das atracções em Casablanca são os Shoppings. É a verdadeira loucura e aos fins de semana é quase impossível circular em certas zonas. Existe um mega shopping (um dos maiores de África) que se chama Morocco Mall. Tem um aquário como atracção principal mesmo no meio do shopping, os cinemas Imax, lojas de grandes marcas como Louis Vuitton e Prada e até um parque de diversões.
Ainda em Casablanca temos locais muito agradáveis para ir jantar (os meus preferidos):
Rick´s Cafe
Boga Boga
La Sqala
De Casablanca iremos dar um saltinho até El Jadida...mas no próximo post :)
Bem, até parece que estamos a ver tudo pela tua descriçao !!! Gostei muito das cerâmicas e...das azeitonas !!! Ah, e há uma "ratinha",à mistura, com um sorriso tipo Pepsodent/ Colgate...bjs.
ResponderEliminarExcellent as usual...tudo excelentemente bem descrito, eu que estou cá, até me apetece visitar td outra vez, beijinhos...miss you all
ResponderEliminar